segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Resenha: Carbono Alterado (Richard Morgan) | por Bea Oliveira




Título: Carbono Alterado

Autor: Richard Morgan

Editora: Bertrand Brasil

Onde Comprar:Amazon | Saraiva Submarino




No século XXV, a consciência pode ser baixada em cartuchos e inserida em novos corpos; ou seja, você é imortal. Takeshi o protagonista, desperta em um novo corpo para desvendar um crime, só para descobrir que a vítima desse crime foi quem encomendou essa investigação. Tudo isso, selado por um contrato que garante a vida dele por apenas 6 semanas, em um planeta totalmente desconhecido: a Terra. 

“A vida nas ruas tem certa mesmice. Em todos os mundos em que já estive, os mesmos padrões subjacentes se estabelecem, burburinho e ostentação, compra e venda, como se fossem uma essência destilada do comportamento humano vazando por baixo de qualquer que fosse a máquina política do alto.”

A história se passa no século 23 e e viver em outros planetas é extremamente comum, tanto quanto cirurgias psiquiátricas que curam a mente. O homem conversa com as baleias. É uma trama inteligente e muito bem construída, com uma escrita que se assemelha a uma conversa. Enquanto lia, tive a impressão de estar conversando o tempo todo com Kovacs. Mas isso não quer dizer que a história seja fácil de entender. O leitor tem que tentar ter a mesma criatividade do autor, porque ele não se preocupa em explicando muita coisa. Muitas vezes, ele só joga o nome de alguém ou de algum dispositivo criado por ele, e deixa a cargo do leitor imaginar o que é, algo que particularmente me travou na leitura, pois por muitas vezes fiquei confusa e sem saber a quem ou ao que se referia, pois não tinha o conhecimento prévio que havia na mente do autor.


Além disso, um ponto que acho importante citar é que as cenas se  violência e sexo são explicitas, não de uma forma perturbadora, apenas realista.
O trabalho do livro é, em sim, muito bom, tanto sua história quanto sua edição, que mesmo simples combina com a história.


Carbono alterado vai ser adaptado para a Netflix e pode-se esperar algo novo e impactante! A série, está prevista para ser lançada ainda em 2017, e terá 10 episódios. Em 12 de maio deste ano, foi anunciado que o ator Joel Kinnaman iria estrelar como o protagonista Takeshi Kovacs.

- Bea Oliveira.

Classificação

Nenhum comentário:

Comente ~